fbpx
Prefeitura Municipal de São José do Belmonte
Inicio Saúde Romonilson se reúne com servidores da saúde para falar sobre medidas preventivas ao coronavírus

Saúde

Romonilson se reúne com servidores da saúde para falar sobre medidas preventivas ao coronavírus

O prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, se reuniu nesta segunda-feira (16), com cerca de 200 servidores lotados da saúde para falar sobre o coronavírus. [...]Leia mais...

Romonilson se reúne com servidores da saúde para falar sobre o coronavírus

O prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, se reuniu nesta segunda-feira (16), com a secretária de Saúde, Fabiana Gomes, e cerca de 200 servidores lotados na saúde municipal para falar sobre as medidas que a prefeitura está tomando para contribuir com a contenção da curva de disseminação da Covid-19 (coronavírus).

Romonilson pediu a colaboração de todos no compartilhamento de informações úteis a população e falou que tais medidas são de extrema importância para todos. “Pode parecer rígida e precipitada a nossa decisão, mas temos que agir o quanto antes para proteger as famílias belmontenses deste momento tão delicado que o mundo atravessa. Então, peço que cada um aqui leve a mensagem correta e informe a importância dos cuidados que estamos tendo desde já”, falou o prefeito.

O prefeito informou também que o município está vigilante e preparado para caso ocorra alguma situação: “Se pudéssemos colocaríamos uma porteira na entrada da cidade para esta doença não entrar aqui na nossa cidade. Mas tudo que pudermos fazer iremos fazer. Peço a população que não se apavore, estamos preparados”, disse.

A secretária de Saúde, Fabiana, falou que Belmonte não tem nenhum caso suspeito de coronavírus e o município está pronto para atender todas as exigências do plano de contingência do Governo do Estado.

O diretor da Unidade Mista Leônidas Pereira de Menezes, Sargento Diniz, pediu para que as pessoas evitem aglomerações e comecem a procurar os postos de saúde mais próximos caso precisem, pois, o hospital está atendendo somente casos mais urgentes. As cirurgias mais simples também estão suspensas, irão continuar apenas as mais complexas, como partos, por exemplo.

O presidente da Associação de Agentes Comunitários de Saúde de São José do Belmonte, Fabrício, também falou que a classe está preparada e cada agente comunitário está vigilante na sua comunidade.

O momento foi encerrado com orações do pastor e agente comunitário de saúde, Geovane.

Medidas preventivas

A primeiras medidas preventivas tomadas pelo município foram anunciadas neste domingo (15). Em atenção ao Decreto Estadual Nº 48.809, de 14 de março de 2020, que adota medidas temporárias no âmbito do Estado de Pernambuco, para enfrentamento da emergência decorrente do Corona vírus, a Prefeitura de São José do Belmonte adota as seguintes medidas:

01 – Suspender as Festividades da “Festa de Março” dos dias 17, 18, 19 acatando o que diz o Art. 3º do Decreto Estadual, onde suspende no âmbito do Estado de Pernambuco, eventos de qualquer natureza com público superior a 500 pessoas.

02 – Suspender temporariamente as viagens do TFD (Tratamento Fora Domicílio) para o Recife. A medida visa preservar a saúde dos pacientes, bem como da população em geral. Já que no Recife existe casos confirmados e com contaminação local.

03 – Os atendimentos na Secretaria Municipal de Saúde ficam suspenso temporariamente para casos eletivos evitando o grande fluxo de usuários. Fica suspenso também as marcações de exames e consultas eletivas para o Recife.

Os pacientes que fazem tratamento de Quimioterapia, Radioterapia e hemodiálise em Recife recomendamos que permaneçam abrigados na Casa de Apoio durante o período emergencial estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Garantimos que serão mantidos os casos de tratamento graves, de acordo com o plano de contingência estadual.

04 – A Unidade Mista Leônidas Pereira de Menezes só irá fazer temporariamente atendimentos de urgência e emergência, ficando suas cirurgias eletivas suspensas. Pedimos que se a população necessitar de atendimento médico procure o posto de Saúde mais próximo.

05 – Suspender as viagens de servidores a serviços do município para o Recife assim como locais que já houver casos confirmados.

Por fim, pedimos que a população em geral que evite a circulação desnecessária em locais de grande fluxo de pessoas.

Tamanho da Fonte
Escolha a cor