Perguntas Frequentes

– O que é a Barra de Teclas de Atalho – É a barra localizada na parte superior do site responsável por facilitar o acesso a áreas distintas da página. Através dela é possível ir para o conteúdo, para o menu principal, para a busca e para o rodapé mais rapidamente, sem ser necessário navegar por toda a página.

– O que é a Barra de Acessibilidade – É a barra localizada na parte lateral do site responsável por facilitar o acesso à pessoas com alguma deficiência. Nessa área é possível ajustar o tamanho do texto, o contraste, mostrar apenas imagens ou apenas texto, realçar os links ou os títulos, aumentar fonte, zoom, modo leitura, etc. Nela também tem as teclas de acessibilidade, onde o usuário é redirecionado para uma página que contém todas as teclas de acessibilidade do site.

– O que é o menu Acessível em Libras – É a área localizada na parte lateral do site onde o cidadão pode clicar e ver um personagem transformando os textos e menus clicados na página em linguagem de libras, facilitando assim a compreensão de pessoas com deficiência.

– O que é a Área Institucional – Nessa área é possível conhecer mais de perto o município e a entidade nele localizada. Nela existem informações sobre a história do município, da entidade, a biografia do agente administrativo (Prefeito, Vice-Prefeito), hino da cidade, organograma, entre outras.

– O que é a Área de Secretarias e Órgãos – Nessa área é possível ver informações sobre as secretarias e departamentos da entidade. Há um detalhamento sobre cada uma delas, tais como: agente público, competências, contato, localização e notícias relacionadas. 

– O que é a Área de Carta de Serviços – Nessa área é possível ver os principais serviços prestados ao cidadão. Esses serviços são categorizados de acordo com cada área, a fim de melhorar a consulta dos mesmos. Em cada serviço existem informações como: descrição do serviço, órgão, setor, categoria, serviço, público alvo, prazo para realização e requisitos.

– O que é a Área de Imprensa – Nesta área estão localizadas todas as notícias, galerias e publicações feitas pela entidade a fim de informar o cidadão dos principais acontecimentos e ações feitas pela mesma. Cada publicação é associada a uma secretaria competente, isso faz com que a consulta por notícias correlatas seja mais fácil de ser feita. 

– O que é a Área de Contato – Nesta área do site é possível enviar um e-mail à entidade solicitando alguma informação ou tirando alguma dúvida. Além disso, o cidadão também pode ver a localização no mapa da entidade, bem como o endereço, e-mail e telefone para contato.

– O que é a Área de Pesquisa – Nessa área é possível pesquisar por alguma informação, tanto no site como no portal transparência. Essa pesquisa pode ser feita através de palavras chave, data, categoria, áreas do site e tags. As pesquisas podem ser feitas tanto por meio do menu “Pesquisa” localizado no menu principal, como no banner principal do site onde se encontra a barra de pesquisa “Busca no Portal!”.

– O que é a Área de Banners – Nessa área estão localizados os banners dos principais links de sistemas direcionados ao cidadão, como: Editais de Concurso, e-SIC, Ouvidoria, Portal Transparência, entre outros. Esses banners ficam localizados na página inicial, abaixo das notícias.

– O que é a Área de Serviços – Nessa área estão localizados os links dos serviços direcionados ao cidadão, como: nota fiscal eletrônica, legislação, dados abertos, webmail, entre outros. Essa área está localizada na página inicial, abaixo dos banners.

– O que é a Área de Editais Publicados – É a área onde são mostrados os últimos editais de concursos públicos, convocatórias e processos seletivos publicados pela entidade. É possível ver editais mais recentes bem como todos as publicações, basta clicar em “Acessar Mais” para visualizá-los.

– O que é a Área de Programas e Ações – É a área dos principais programas e ações executados pela entidade. Nela é possível ver a descrição do programa, as notícias relacionadas, legislações e despesas correlatas, estes últimos informações coletadas do portal transparências.

– O que é a Área de Rodapé – É a área localizada na parte inferior da página, onde está a logomarca, horário de atendimento, número de telefone, endereço e-mail de contato, além, dos links das redes sociais da entidade.

– O que é a Área de Telefones Úteis – É a área destinada a informar ao cidadão sobre os principais telefones de setores importantes do município.

– O que é a Área de Mapa do Site – É a área onde mostra como o site está montado. Em forma de árvore, é possível visualizar todos os menus e seus sub-menus, facilitando assim, o cidadão encontrar uma área existente no site institucional.