fbpx
Prefeitura Municipal de São José do Belmonte
Inicio Governo Romonilson Mariano em conjunto com a Secretaria de Saúde adota medidas com relação a Corona-vírus (Covid-19)

Governo

Romonilson Mariano em conjunto com a Secretaria de Saúde adota medidas com relação a Corona-vírus (Covid-19)

Romonilson Mariano em conjunto com a Secretaria de Saúde adota medidas com relação a Corona-vírus (Covid-19) [...]Leia mais...

Na manhã deste domingo 15/03, o prefeito Romonilson Mariano juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde se reuniu para adotar medidas com relação aos efeitos da crise mundial geradas pelo Corona-vírus (Covid-19). Até o momento não há nenhum caso confirmado ou suspeito no município de São José do Belmonte. Mas preocupada com o aumento de casos em Pernambuco, a administração municipal se antecipa nas ações, para tomar medidas que visem proteger a saúde dos cidadãos Belmontenses.

A Organização Mundial da Saúde – OMS classificou, em 11 de março de 2020, que o COVID-19, nova doença causada pelo novo vírus (denominado SARS-CoV-2), é uma pandemia, “Doença que já se espalhou pelo mundo”. A cada dia, têm se confirmado novos casos de pessoas contaminadas com o COVID-19 em todo o território nacional particularmente em nosso estado de Pernambuco e que o Ministério da Saúde recomendou neste último dia 13 de março de 2020, para que, durante o atual período de emergência na saúde pública, fossem adiados ou cancelados eventos de massa governamentais, esportivos, culturais, e/ou políticos, públicos e privados bem como cruzeiros turísticos.

Em atenção ao Decreto Estadual Nº 48.809, de 14 de março de 2020, em que adota medidas temporárias a serem adotadas no âmbito do Estado de Pernambuco, para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus, município de São José do Belmonte adota as seguintes medidas.

Suspender as Festividades da “Festa de Março” dos dias 17, 18, 19. (Em atenção ao Decreto 48.809/2020 – Art. 3º Ficam suspensos, no âmbito do Estado de Pernambuco, eventos de qualquer natureza com público superior a 500 (quinhentas) pessoas.)

Suspender temporariamente as viagens do TFD (Tratamento Fora Domicílio) para o Recife, onde já tem casos confirmados do Corona-vírus (Covid-19), a medida visa preservar a saúde dos pacientes, bem como da população em geral. Já que no Recife existe casos confirmados e com contaminação local.

Os atendimentos na secretaria municipal de Saúde para casos eletivos ficam suspenso temporariamente para evitar o grande fluxo de usuários, bom como fica suspenso as marcações de exames e consultas eletivas para o Recife. Os pacientes que fazem tratamento de Químioterapia, Rádioterapia e hemodiálise em Recife a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os pacientes permaneçam na casa de Apoio durante o período emergencial estabelecidos pelo Ministério da Saúde e tomando todos os cuidados necessários.

Garantimos que serão mantidos os casos de tratamento graves, de acordo com o plano de contingência estadual.

Que a população em geral evite a circulação desnecessária em locais de grande fluxo, em consequência a Unidade Mista Leonidas Pereira de Menezes temporariamente só irá fazer atendimentos de urgência e emergência, ficando suas cirurgias eletivas suspensas. Pedimos que a população necessitando de atendimento médico procure o posto de Saúde mais próximo.

Suspender as viagens de servidores a serviços do município para o Recife assim como locais que já houver casos confirmados.

Prevenção

Entre as medidas preventivas estão:

Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas ou que apresentem sintomas da doença;

Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente.  Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Manter os ambientes bem ventilados;

Limpar e higienizar objetos e superfícies tocados com frequência;

Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Em caso suspeitas, procurarem o Posto de Saúde do Centro (Antigo Hospital) para que sejam adotadas as medidas cabíveis.

Tamanho da Fonte
Escolha a cor