Secretaria de Saúde realiza caminhada de combate à Dengue

publicado: 02/05/2019 18h41,
última modificação: 28/05/2019 02h27

Empenhada no combate ao mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de São José do Belmonte realizou por meio da Secretaria Municipal de Saúde, uma “Caminhada de Combate à Dengue” para conscientização da população. O evento teve início às 09h00 na UBS da Vila Cohab/Vila Delmiro.

O evento começou com a palestra do Setor Municipal de Combate à Endemias e a equipe da UBS seguiu em caminhada por diversas ruas do bairro. Durante o percurso os participantes distribuíram panfletos e conversaram com os moradores.

“Precisamos sempre alertar a população quanto à necessidade da eliminação dos possíveis focos do mosquito, que são espaços onde há acúmulo de água parada.  São pequenas atitudes que fazem toda a diferença”, comentou a secretário de Saúde, Fabiana Gomes.

A dengue

A dengue é um problema mundial e é imprescindível a colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito transmissor. É uma doença febril aguda, causada por um vírus de evolução benigna na maioria dos casos. Seu principal vetor é o mosquito aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Quando infectada, a pessoa fica imunizada de forma definitiva contra o tipo de vírus que contraiu e temporariamente contra os outros três.

Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A primeira geralmente apresenta como sintomas febre, dor de cabeça, dor no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, e pode afetar crianças e adultos, mas raramente mata. A hemorrágica é a mais severa, pois, além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e até mesmo óbito.

Confira as fotos: