São José do Belmonte recebe novo ônibus para ampliar frota escolar

publicado: 03/12/2018 19h26,
última modificação: 03/12/2018 19h27

A rede municipal de ensino de São José do Belmonte tem recebido cada vez mais investimentos. Além de melhorias na infraestrutura escolar e capacitação de equipe pedagógica, há também a preocupação com a ampliação e melhoria da frota escolar que diariamente transporta alunos da rede de ensino do município.

A boa notícia é que, através de mais uma parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Caminho da Escola, São José do Belmonte foi contemplada com o repasse direto de 1 novo ônibus para compor a frota escolar.

O prefeito Romonilson Mariano, juntamente com a secretária de Educação, Heliane Nunes, fizeram a entrega oficial do ônibus, modelo Volare 4×4, com capacidade para o transporte de 29 alunos. O município foi contemplado, através do empenho, e elaboração de projetos do setor de Convênios, e da secretaria de Educação.

O veículo será colocado em operação já nos próximos dias, transportando os alunos do município.

O prefeito Romonilson destacou a importância do ônibus para o fortalecimento do ensino no município. “Temos trabalhado muito, incansavelmente eu diria, para que a educação de São José do Belmonte seja uma educação de qualidade, e qualidade se faz com equipamentos também. Hoje, neste ato simbólico de repassar as chaves para o nosso setor de transportes, quero enaltecer o trabalho de todos os funcionários públicos da prefeitura, que são a força motriz de uma administração, e tão somente pedir duas coisas: cuidem bem deste patrimônio, e cuidem bem de nossas crianças, transportando nossos alunos com segurança e amor”, disse Romonilson.

Programa “Caminho da Escola”

O programa “Caminho da Escola” foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O governo federal, por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas — próprias para o transporte de estudantes — e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana.