São José do Belmonte realiza Seminário Final do Pnaic 2017/2018

publicado: 02/06/2018 21h16,
última modificação: 02/06/2018 21h16

Na tarde desta sexta-feira (01), foi realizado em São José do Belmonte o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) – ciclo 2017/2018, com o tema: “Ser Alfabetizado é Direito de toda Criança”. O evento aconteceu na Casa das Juventudes (CSB), das 13 às 17 horas, e reuniu todos os profissionais que participaram das formações que tiveram início desde fevereiro de 2018.

Na ocasião, o coordenador do PNAIC no município, José Edmar Rodrigues de Magalhães, ministrou uma palestra com o tema: “BNCC e as implicações no processo de alfabetização”. BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Em seguida, foi dada a largada ao Programa Mais Alfabetização no município. Francilene Lucas dos Santos, coordenadora do programa no município, explanou sobre a estrutura e os objetivos do programa.

As apresentações das experiências exitosas nas escolas foram conduzidas pela coordenadora da Educação Infantil, Adriana Lopes da Silva.

“Acreditamos no desempenho de todos dando o melhor de si para desenvolvermos um trabalho de excelência voltado para a aprendizagem de nossas crianças”, disse a secretária de Educação, Heliane Nunes.

“Agradecemos aos professores formadores pelo empenho e dedicação e ao prefeito Romonilson Mariano, que muito contribuiu para que todos participassem das capacitações ofertadas pelo Programa”, finalizou.

O PNAIC é um Programa do Ministério da Educação que conta com a participação articulada do Governo Federal e dos governos estaduais e municipais, dispostos a mobilizar todos os seus esforços e recursos, na valorização dos professores e escolas, no apoio pedagógico com materiais didáticos para atender às crianças e na implementação dos sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento.