São José do Belmonte realiza fórum para debater política LGBT

publicado: 03/05/2018 23h28,
última modificação: 03/05/2018 23h29

A Prefeitura de São José do Belmonte, por meio das Secretaria de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou o Fórum Nome Social e a Política LGBT, com objetivo de conscientizar as pessoas que uma sociedade é construída, devendo todos respeitar as diferenças.

O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (03) na Casa das Juventudes (antigo CSB) e contou com a presença da secretária de Saúde, Fabiana Gomes, do secretário de Articulação e Desenvolvimento Econômico, Robério Hamilton, da diretora de Assistência Social, Aline Terto, da representante da Secretaria de Educação, Eliane Lopes, da representante do Conselho Municipal de Saúde, Erivonete Pereira, da representante da XI GERES, Ivy Lélis, do psicólogo e palestrante, Robson Costa, além de funcionários da Saúde e o público LGBT.

Na oportunidade, Ivy Lélis, trouxe uma importante notícia para a comunidade LGBT de São José do Belmonte. A XI GERES, a qual o nosso município faz parte, é a primeira a implantar políticas públicas para a classe no estado.

Já o palestrante Robson Costa detalhou o tema do evento para o público presente. Nome social se refere à designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida. Já a política LGBT trabalha no combate à discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais e transexuais — LGBT — e a defesa de seus direitos devem ser compreendidos não sob o equivocado prisma da criação de novos direitos, mas sim sob a correta ótica da aplicação dos direitos humanos a todos, indiscriminadamente.

No final, as pessoas do público LGBT puderam dar depoimentos sobre como é ser homossexual. Neste contexto, O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do município, em nome das advogadas Poliana e Jussara Roseno, detectou um caso de ameaça contra um dos participantes e ofereceu todo o apoio necessário ao caso.