São José do Belmonte faz vacinação antirrábica porta a porta em cães e gatos

publicado: 26/11/2020 14h38,
última modificação: 26/11/2020 15h07

Para proteger os belmontenses, a Prefeitura de São José do Belmonte iniciou a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos que segue o itinerário pela sede e zona rural promovendo atendimentos porta a porta. A vacinação começou nesta quinta-feira (25) e segue até o município bater a meta da campanha.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesaú) , 30 agentes comunitários de endemias foram disponibilizados para a campanha. Devido a pandemia do coronavírus, os agentes estão tomando todos os cuidados necessários para o atendimento.

A doença

A raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença transmitida do animal para o ser humano. Ela afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais, segundo a Sesaú.

Em 2017, Pernambuco registrou dois casos de raiva, em um gato e em uma pessoa. Em 2018 e 2019, a capital pernambucana teve registro de quatro ocorrências, detectadas apenas em morcegos.