São José do Belmonte é 1° lugar entre os municípios do sertão e 7° no estado no Índice Transparência dos Municípios de Pernambuco

publicado: 16/04/2019 21h03,
última modificação: 16/04/2019 21h06

O Tribunal de Contas de Pernambuco – TCE-PE apresentou o resultado da apuração do Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos – ITMPE das Prefeituras relativo ao ano de 2018, a partir da fiscalização realizada nos Sítios Oficiais e Portais de Transparência das 184 Prefeituras pernambucanas. O índice de transparência visa estimular a clareza nas contas públicas para fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas.

São José do Belmonte dividiu o 1º lugar com Carnaíba, entre os municípios do sertão do estado, ficando à frente de cidades maiores como Petrolina, Serra Talhada, Salgueiro e Araripina. No índice geral, o município ficou em 7º lugar, confira o resultado abaixo.

A pontuação alcançada foi 636, o que corresponde a 91% da pontuação máxima, sendo considerado um município com nível de transparência DESEJADO. Os níveis de transparências são classificados em INEXISTENTE, CRÍTICO, INSUFICIENTE, MODERADO E DESEJADO. O que que chama a atenção é o crescimento dos níveis de transparência que o município vem alcançando dentro da gestão do prefeito Romonilson Mariano. São José do Belmonte esteve com nível CRÍTICO em 2015 e 2016, no primeiro ano de sua gestão, 2017, foi para nível MODERADO e em 2018 alcançou nível DESEJADO, o maior índice.

Para o prefeito Romonilson Mariano, o resultado positivo para São José do Belmonte reflete a organização na gestão dos recursos públicos. “Informar com transparência os gastos com o dinheiro público é uma obrigação de todos os gestores. Ficamos contentes com o bom desempenho de São José do Belmonte, o 7° município mais transparente de Pernambuco, segundo o Tribunal de Contas do Estado”, considera.