São José do Belmonte dá o 1º passo para se tornar produtor de qualidade no rebanho de caprinos e ovinos

publicado: 03/06/2021 17h19,
última modificação: 03/06/2021 21h00

Uma parceria entre a Prefeitura de São José do Belmonte, através da Secretaria de Agricultura, Sala do Empreendedor, IPA e o Programa Super Berro do Sebrae Pernambuco e AdDiper, vai dar o pontapé inicial para a melhoria dos rebanhos ovinos e caprinos no município.

Com o programa, o criador poderá descobrir, através de novas tecnologias, uma alternativa mais proveitosa de cuidar do seu rebanho. O programa visa oferecer novas perspectivas aos produtores, ensinando-os como usar sua propriedade de maneira mais benéfica, desde a estruturação, produção de ração, bem-estar animal, até o de aprimoramento genético dos animais.

O programa se divide em quatro prioridades, que são: Implantação do banco de proteína, banco de energia com cultivo de plantas energéticas; Sistema de reprodução, perenizando a reprodução do rebanho, Sistema de terminação de cordeiros, dando acabamento e Qualidade nas carcaças para os mercados mais exigentes. Essas prioridades atendem ao prazo  de um trimestre, cada uma,  para serem implantadas.

Além da carne com melhor qualidade, os animais de genética superior produzem filhotes com a mesma sequência de genes, que valem mais, incrementam a renda dos pecuaristas, aperfeiçoando ainda mais as  condições de criação.

“Quando a gente fala em criar animais no sertão, você já pensa logo em um animal desnutrido, sem qualidade, e a gente vai mostrar que é possível ter produtos de qualidade aqui”, disse o secretário de Agricultura, Pedro Reinaldo.

Início dos trabalhos

Em reunião realizada nesta quarta-feira (02), entre o Sebrae e produtores,  ficou agendado a visita de técnicos do Programa Super Berro para iniciar o projeto. Os produtores darão início aos trabalhos no dia 15 de junho de 2021.

Cerca de 25 produtores estiveram presentes e demonstraram interesse em participar. A prefeitura está dando todo o suporte necessário e investindo para que o município se torne referência de qualidade na atividade pecuária de caprinos e ovinos.

A prefeitura está dando todo o suporte necessário para que o município se torne um produtor de qualidade no rebanho de caprinos e ovinos.