Romonilson é homenageado no Cariri Cangaço 2018

publicado: 12/10/2018 17h44,
última modificação: 12/10/2018 17h50

O prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, prestigiou na noite desta quinta-feira (11), a Cerimônia de Abertura do Cariri Cangaço 2018. O evento aconteceu no Castelo Armorial.

Acompanhado da primeira dama, Heliany Mariano, Romonilson discursou e foi homenageado. “Agradeço pela realização do Cariri Cangaço aqui na nossa cidade. Quero dizer também que a prefeitura está de portas abertas e que enquanto eu for prefeito pode incluir São José do Belmonte em todos os eventos”, disse.

A Banda Marcial do Município e o Grupo de Bacamarteiros deram início a noite de cerimônia. Em seguida, o conselheiro Wescley Rodrigues fez a apresentação oficial do Cariri Cangaço.

Os conselheiros do Cariri Cangaço, Elane Marques e Rangel Costa, o secretário de Cultura de Crato-CE, Wilton Silva, e o secretário de Cultura de Exu-PE, Rodrigo Honorato, fizeram a entrega de títulos de Amigos do Cariri Cangaço ao prefeito Romonilson Mariano, ao presidente da Câmara de Vereadores, Kayson Pires, ao secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Robério Hamilton, ao secretário de Turismo, Jackson Berg, como também ao presidente da Comissão Local do Cariri Cangaço, Valdir Nogueira.

Em seguida, o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa, fez uso da palavra. “Hoje é um dia de festa quando o Castelo Armorial, a Prefeitura de São José do Belmonte e o Cariri Cangaço recebem alguns dos mais destacados pesquisadores e escritores de todo o Brasil. Nesta noite estamos recebendo representantes de 15 estados brasileiros numa demonstração de grande integração da cultura e história de nosso país”, disse.

Na sequência foi feita comenda a Ariano Suassuna, “Personalidade Eterna do Sertão”, entregue ao filho do mestre, Manuel Dantas Suassuna, pelos conselheiros Ivanildo Silveira e Juliana Pereira.

Quem recebeu comenda também foi o Castelo Armorial, “Equipamento Imprescindível à Memória e Cultura do Sertão” a Clécio Novaes pelos conselheiros Wescley Rodrigues e Cristina.

Para finalizar o historiador Valdir Nogueira falou sobre a força e a tradição de São José de Belmonte.

Confira as fotos: CLIQUE AQUI

Programação do Cariri Cangaço

Sexta-feira,12 de outubro de 2018

8h30min – Saída para visita técnica

9h – Fazenda Cristóvão de Ioiô Maroto em São José de Belmonte

9h30min – Descerramento da Placa Comemorativa do Marco da Fazenda Cristóvão.

10h – Conferência: “A Trama da Invasão de Belmonte e a morte de Gonzaga em outubro de 1922″, por Valdir José Nogueira Moura.

12h – Almoço

14h – Visita guiada e comentada: Centro Histórico de Belmonte. Rua Cel. Luiz Gonzaga Gomes Ferraz e Rua Soldado Heleno (antiga casa do Coronel Gonzaga Ferraz) pela Comissão Organizadora Local.

15h30min – Adro da Matriz de São José. Cortejo da Cavalhada Zeca Miron.

16h20min -Estádio Carvalhão. Apresentação da Cavalhada de Zeca Miron

Noite

19h45min – Castelo Armorial em São José de Belmonte. Mestre de Cerimônia,
Rossi Magne.

20h – Comenda à Cavalhada Zeca Miron a Mestre Régis pelo conselheiro Kildemir Dantas e pelo pesquisador Robério Santos.

20h10min – Comenda à Associação de Bacamarteiros a Ernesto Sávio Carvalho pelo conselheiro Edvaldo Feitosa e pelo pesquisador Daniel Walker.

20h15min – Comenda ao IHGP – Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú a Augusto Martins pelo conselheiro Geraldo Ferraz e pelo pesquisador Heitor Feitosa Macedo.

Noite de conferências

20h30min – A Saga Carvalho e Pereira por Helvécio Neves Feitosa e Luiz Ferraz Filho.

21h30min – Sinhô Pereira e Luis Padre por Sousa Neto e Jorge Remígio
Mesa: Manoel Severo e Valdir José Nogueira.

Sábado, 13 de outubro de 2018

8h30min – Saída para visita técnica

9h30min – “Casa de Pedra” – Serra do Catolé em São José de Belmonte.

10h30min – Conferência: “O Fogo de 1924 e Ferimento no Pé de Lampião pela Volante de Teophanes Ferraz”, por Clênio Novaes.

11h – Visita ao Sítio Histórico da “Pedra do Reino”. Entrada do Rei e da Rainha da Cavalgada 2018 sob salva de tiros dos bacamarteiros e cruzamento de lanças.

11h20min – Conferência: “A Espetacular Ilumiara Pedra do Reino” por Manuel Dantas Suassuna.

12h – Conferência: “No Reino Encantado da Pedra do Reino” por Ernando Alves de Carvalho.

13h – Almoço

13h30min – Homenagem e Diploma ao “Tempero do Reino” pela conselheira Lili Conceição e pela pesquisadora Rúbia Lóssio.

Noite

18h30min – Castelo Armorial em São José de Belmonte.

18h40min – Apresentação: Rita Pinheiro, a Garimpeira da Cultura.

19h – Entrega de diplomas a homenageados: Carlos Santos, Eliane Giolo, Jorge Figueiredo, Cícero Aguiar e Luciano Costa pelos conselheiros e pesquisadores: Bosco André, Manoel Serafim, Professor Pereira, Luiz Ruben Bonfim e Carlos Alberto Silva.

19h15min – Lançamento, lampião e os Coronéis Baianos. Por João de Sousa Lima.

19h25min – Lançamento Padre Cícero e sua ligação com os Coronéis por Daniel Walker.

Noite de Conferências

19h30min -A Pedra do Reino na Literatura Nacional e Internacional por Débora Cavalcantes de Moura.

20h -Vídeo e Debate, “Mentiras e Mistérios de Angico” por Aderbal Nogueira

Mesa: João de Sousa Lima, Juliana Pereira e Narciso Dias.

Domingo,14 de outubro de 2018

9h – Visita Guiada ao Castelo Armorial

10h – Confraternização de Encerramento. Forró Pé de Serra.