Programa que ajuda fumantes a largar vício abre vagas em São José do Belmonte

publicado: 12/04/2018 23h25,
última modificação: 24/04/2018 18h39

Foi dado início nesta quinta-feira (12), a formação de grupos de tabagismo nas (UBS) Unidades Básicas de Saúde de São José do Belmonte. A ação faz parte de uma estratégia desenvolvida pelo Ministério da Saúde e o INCA, em parceria com os estados e municípios.

As UBS executam os encontros em parceria com a Vigilância em Saúde e o NASF com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de São José do Belmonte. A UBS do Jatobá foi a pioneira na formação dos grupos, porém, outras duas UBS (COHAB e Vila Fortuna) também já iniciaram.

Os grupos tem como objetivo ajudar o usuário a parar de fumar através de encontros semanais e contam ainda com a distribuição de medicamentos, adesivos e gomas fornecidos gratuitamente pelo SUS.

De acordo com a secretária de Saúde, Fabiana Gomes, em breve todas as unidades de saúde do município estarão ofertando este serviço para aqueles que desejam parar de fumar.

Quem deseja fazer parte dos grupos de tabagismo pode procurar o agente comunitário de saúde da sua Unidade de Saúde de referência.