Prefeitura orienta motoristas de transporte escolar sobre o reinício das aulas presenciais

publicado: 24/04/2021 22h40,
última modificação: 25/04/2021 02h39

A Prefeitura de São José do Belmonte se reuniu com os motoristas de transporte escolar nesta sexta-feira (23), no Auditório da Escola Técnica Estadual Pedro Leão Leal (ETE). Na ocasião, o prefeito Romonilson, a secretária de Saúde, Fabiana Gomes, o diretor de Transportes, Ramoílson Mariano, e o coordenador de Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária, Zé Marculino, orientaram os motoristas sobre o esquema montado para reinício das aulas presenciais no município.

Romonilson pediu a colaboração de todos para fazer dar certo a volta às aulas. Falou que é um desafio, mas é por uma boa causa. “As crianças já estão há muito tempo fora do ambiente escolar presencial e estão sendo prejudicadas”, disse.

Fabiana falou da importância do momento, que devemos cada um fazer a sua parte. Pediu aos motoristas que observassem junto aos pais sobre casos de coronavírus nas localidades para que alunos infectados ou com suspeita não pudessem vir a escola.

Zé Marculino orientou aos motoristas quanto as normas de segurança que deverão ser adotadas, como o uso de máscara, distanciamento e higienização correta dos veículos.

Ramoílson orientou que haverá um rodízio entre alunos durante a semana, para não haver superlotação no transporte e na escola. Falou também sobre a a proibição de carona para pessoas que não sejam estudantes e como vai funcionar a higienização dos veículos.

Volta às aulas

A partir do dia 03 de maio de 2021, as aulas presenciais retornarão de maneira experimental durante 15 dias, seguidas de um intervalo de 08 dias, assim a equipe da Prefeitura poderá avaliar o funcionamento e o cumprimento das medidas de segurança contra a Covid-19.

Após este intervalo, caso o funcionamento seja aprovado, haverá o retorno das aulas presenciais por mais 21 dias, seguido de um novo intervalo de 08 dias para mais uma avaliação do prosseguimento das aulas presenciais. Sendo novamente aprovadas, as aulas presenciais permanecerão por 30 dias, seguidos de avaliações mensais da sua manutenção, sem intervalos ou suspensão.

A volta às aulas vai seguir um rigoroso esquema de segurança desenvolvido pelas secretarias de Educação e Saúde que envolve as secretaria de Infraestrutura e Agricultura e a diretoria de Transportes.

Confira alguns tópicos citados na reunião:

• Todos os veículos serão higienizados regularmente.
  • Nenhum aluno vai subir no ônibus sem usar máscara e higienizar as mãos.
  • Todas as escolas serão higienizadas regularmente e terão pias para higienização das mãos na entrada.
  • O aluno também não vai entrar na escola sem máscara, aferir a temperatura corporal e higienizar as mãos.
  • Haverá disponibilização de álcool 70 nos veículos, entradas de escolas e salas de aulas.
  • A merenda e a água serão servidos dentro da sala de aula.
  • Cada aluno irá receber sua própria garrafinha com água.
  • Não haverá recreios para evitar aglomerações.
  • Não haverá festas, comemorações e atividades esportivas.
  • Sempre que possível deverão ser mantidos lugares fixos para os estudantes em sala de aula.
  • Haverá um rodízio entre alunos durante as aulas. Exemplo, o aluno que foi pra escola essa semana, não vai na outra, assim será possível cumprir o distanciamento social dentro das salas e no transporte escolar.
  • A volta para aula presencial não é obrigatória e fica sob a opção dos pais.