A cerimônia de diplomação e posse dos novos conselheiros tutelares ocorreu nesta sexta-feira, 10, em São José do Belmonte. O evento começou às 09 horas na sede da Câmara de Vereadores.
Eleitos pela comunidade em outubro do ano passado, cinco titulares e dez suplentes serão responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Heliany Mariano afirma que o processo ocorreu em cinco etapas. “O processo ocorreu em cinco etapas. Primeiro foram feitas as inscrições, após a prova objetiva e avaliação psicológica, em outubro ocorreu a eleição. A última etapa do edital foi o curso de capacitação de 40 horas em dezembro”, explica.
São atribuições dos conselheiros o atendimento e proteção das crianças e adolescentes, prestar aconselhamento aos pais e responsáveis e executar decisões para a prevenção de problemas e violação de direitos. “O conselheiro é aquele profissional que garante os direitos da criança e do adolescente em saúde, moradia, lazer, atenção e bem-estar. É papel dele identificar tais situações e encaminhar ao Ministério Público e às autoridades”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Heliany Mariano.
Os integrantes do Conselho Tutelar terão um turno de trabalho normal, que corresponde a 40 horas semanais. O mandato tem duração de quatro anos.
Quem são eles
01 – Dionon Leite de Moares
02 – Espedito Gonsalo da Silva
02 – Maria Aparecida Lopes de Carvalho
04 – Marinete Maria dos Santos
05 – Mislene dos Santos Silva