Novo Centro de Atendimento exclusivo a Covid-19 está sendo construído em São José do Belmonte

publicado: 06/07/2020 20h11,
última modificação: 08/07/2020 02h37

A Unidade Mista Leônidas Pereira de Menezes está recebendo desde o mês de maio, no Centro de Atendimento Exclusico ao Covid, os primeiros pacientes com diagnóstico de coronavírus (Covid-19), bem como casos suspeitos. Ao todo são 12 leitos equipados e que agora serão transferidos para uma nova unidade que está sendo construída no Ginásio Moacir Nunes de Carvalho. O prefeito Romonilson e a secretária da Saúde, Fabiana Gomes, visitaram a obra das instalações da unidade neste sábado (04/06).

O prefeito do município tomou essa decisão para separar o atendimento para covid dos demais atendimentos no hospital. “Resolvemos construir esta unidade para separar as coisas e dar uma maior segurança à população na hora de procurar atendimento médico por outros motivos no hospital. Já estamos também com uma ambulância exclusiva para o transporte do covid e treinando todos os profissionais envolvidos. Nos próximos dias estaremos entregando mais esta ação importante para a população”, disse.

Segundo a secretária de Saúde, a unidade vai funcionar como um Centro de Atendimento Clínico. “Aqui serão atendidos pacientes que chegam ainda com a situação de saúde menos preocupante e pacientes que já saíram da UTI e estejam já em recuperação. O paciente quando sai da UTI, não vai direto para casa. Ele tem que passar por um leito clínico, para ficar plenamente recuperado e ser liberado para voltar para casa. ”, disse.

Ações de prevenção ao novo coronavírus

Desde o início da pandemia no Estado de Pernambuco, o município de são José do Belmonte vem tomando ações importantes e pontuais para prevenir e combater o covid-19 protegendo efetivamente toda a população. O município foi um dos primeiros municípios a tomar tais medidas que foram imprescindíveis para manter por muito tempo o município com número muito baixo de casos.

As ações de conscientização e monitoramento fizeram uma grande diferença e manteve a população alerta o tempo todo. “Só fomos ter aumento nos casos quando os belmontenses que estavam trabalhando em outras cidades começaram a voltar para as suas casas. Mais mesmo assim, ainda consideramos as ações muito positivas e vamos continuar trabalhando firme para manter a população informada e protegida”, disse o prefeito Romonilson.

Confira abaixo as 21 principais ações do governo municipal contra o novo coronavírus:

• Implantação de 12 leitos de retaguarda para pacientes com o novo coronavírus ou suspeitas na unidade Mista Leônidas Pereira de Menezes.
• Aquisição de 200 tratamentos para o novo coronavírus.
• Disponibilização de 01 ambulância exclusiva para pacientes do covid-19.
• Realização de testes rápidos em todos os profissionais da rede hospitalar.
• Barreiras sanitárias.
• Busca ativa de pessoas que estão chegando de outras regiões ao nosso município.
• Monitoramento das pessoas com sintomas gripais.
• Monitoramento dos pacientes.
• Monitoramento dos contatos dos pacientes.
• Orientação à população.
• Alimentação dos sistemas de informações.
• Divulgação dos boletins diários.
• Instalação de caixas d’água no centro da cidade com lavatórios para a população fazer a higienização das mãos.
• Compra de EPIS para todos os profissionais da saúde.
• Elaboração de plano de contingência das ações de combate e controle ao novo corona vírus no município.
• Decreto municipal.
• Compra de 15 mil mascaras para a população.
• Equipe preparada para o atendimento online da população.
• Desinfecção dos prédios públicos e rede hospitalar.
• Desinfecção das ambulâncias e transportes sanitários que conduzem pacientes para hemodiálise.
• Instalação de barracas enfrente as agências bancárias e lotéricas com entrega de máscaras e higienização das mãos.