Exército vai retomar Operação Carro-Pipa em São José do Belmonte

publicado: 27/08/2018 21h55,
última modificação: 27/08/2018 21h55

Decreto de emergência foi reconhecido pela União, com portaria publicada nesta quinta-feira (23)

A distribuição de água no município de São José do Belmonte, que está sofrendo com a estiagem, vai recomeçar nos próximos dias com a retomada da Operação Carro-Pipa, executada pelo Exército. A situação se agravou nos últimos meses, com a previsão que cerca de 6.000 famílias belmontenses estão sem água potável para beber e cozinhar.

Nesta quinta-feira (23), foi publicada no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 232, que decreta situação de emergência em virtude dos efeitos da seca – reconhecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Os municípios incluídos, além de São José do Belmonte, foram: Salitre-CE, Planaltino-BA, Pedras de Maria da Cruz-MG e Baixa Grande-BA.

Um dos objetivos do decreto de emergência é garantir a retomada da Operação Pipa, que foi suspensa pelo governo federal devido as chuvas do início do ano. Porém, para a Prefeitura Municipal (PMSJB), elas não foram suficientes para encher barreiros e cisternas.