Prefeitura Municipal de São José do Belmonte
Inicio Saúde Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo já começou em São José do Belmonte

Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo já começou em São José do Belmonte

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou nesta segunda-feira (7), em todas as Unidades de Saúde de São José do Belmonte. A primeira fase da mobilização segue até 25 de outubro e serão imunizadas crianças de seis meses...

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo já começou em São José do Belmonte

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou nesta segunda-feira (7), em todas as Unidades de Saúde de São José do Belmonte. A primeira fase da mobilização segue até 25 de outubro e serão imunizadas crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O dia D será em 19 de outubro.

A segunda fase será entre os dias 18 e 30 de novembro com a aplicação de doses em adultos entre 20 e 29 anos de idade. O dia D da segunda fase será em 30 de novembro.

A ação do Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios, é devido ao surto da doença que atinge 19 estados brasileiros, incluindo Santa Catarina.

Prioridade para crianças

A secretária de Saúde do município, Fabiana Gomes, explica que o Ministério optou por dar prioridade para as pessoas dessas faixas etárias porque elas estão entre as mais acometidas pela doença em 2019.

“As crianças menores de cinco anos, em especial, precisam de mais atenção porque correm um risco maior de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia, infecções no ouvido”, diz Fabiana. “Elas podem até morrer em decorrência do sarampo”, ressalta.

Na primeira etapa da campanha é fundamental que pais ou responsáveis levem os filhos a uma das salas de vacinação disponíveis em São José do Belmonte.

Eles devem estar munidos de carteira de vacinação, se tiver, para avaliação e aplicação da vacina, quando necessário.

Sarampo

É uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente.

A única forma de se prevenir é com a vacinação. Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados.

Tamanho da Fonte
Escolha a cor