Campanha Agosto Dourado incentiva a amamentação em São José do Belmonte

publicado: 29/08/2019 21h18,
última modificação: 04/09/2019 03h07

A Prefeitura de São José do Belmonte, através da Secretaria de Saúde, promoveu este mês a Campanha Agosto Dourado – Juntos pela Amamentação, para incentivar o aleitamento materno. Palestras sobre o tema foram ministradas na UBS do Bom Nome, Carmo, Cacimba Nova, Centro, Cohab, Inveja, Jatobá, Vila Delmiro e Vila Fortuna.

A secretária de Saúde, Fabiana Gomes, destaca as vantagens da amamentação, não somente na primeira fase da vida, mas também para a saúde da criança.

“Hoje sabemos que muitas doenças crônicas, alergias ou alterações orgânicas podem ser evitadas ou terem os riscos reduzidos graças ao ato de amamentar”, ressalta a secretária.

“Embora exista a possibilidade de uma alimentação que não seja o leite materno, esta escolha deve ser sempre exceção. A regra é a amamentação que, entre outras vantagens, cria um elo de amor entre a mãe e o bebê”, acrescenta.

Agosto Dourado

Oficialmente lançado em 2017, o Agosto Dourado foi criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com base na semana do aleitamento materno. A proposta é que todos os dias do período sejam dedicados a incentivar e estimular a amamentação. Além disso, a cor escolhida para campanha é uma significa o “padrão ouro de qualidade” do alimento:

O nome foi escolhido porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o leite materno como o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês. Para a mulher, também há benefícios, como a redução das chances de câncer de mama e ovário, prevenção de anemia, aumento da segurança acerca da maternidade e o favorecimento do emagrecimento.

Confira as fotos do Agosto Dourado na comunidade da Cohab