Belmonte inicia vacinação para idosos acima de 85 anos

publicado: 29/01/2021 17h32,
última modificação: 30/01/2021 01h36

A Prefeitura de São José do Belmonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e seguindo as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde, deu início à vacinação de idosos com idade a partir de 85 anos.  A imunização faz parte da primeira fase da vacinação contra a Covid-19, com o objetivo de atender simultaneamente esse grupo de risco.

A Dona Filomena Maria Santos, 103 anos, foi a primeira a ser vacinada no município. Fomos até a residência dela onde a aposentada recebeu a primeira dose da vacina de Oxford . “Eu estava muito ansiosa por essa vacina, não estava saindo de casa para mais nada. Tudo o que eu fazia era sair de casa para o médico. Essa vacina é um sonho que virou realidade hoje”, declarou emocionada.

A vacina Oxford/Azastrena chegou ao município para imunizar os idosos a partir de 85 anos e a Prefeitura segue planejando a melhor forma de distribuição. É importante, porém,  ressaltar que as regras de distanciamento social e higienização precisam ser mantidas na prática diária de cada munícipe.

O prefeito Romonilson Mariano considera o andamento da vacinação no município um sucesso, tendo em vista o anseio de todos para imunizar os idosos e sentir mais segurança. “O trabalho que a prefeitura está realizando hoje, em conformidade com a Secretaria de Saúde, é um passo para alcançarmos a meta de imunizar todas as pessoas. Precisamos entender que cada fase do processo é importante e que existe todo um estudo e análise para que na fase final todos possam estar imunizados. Estamos cumprindo todas as normas que o estado define para imunização de cada grupo e em cada fase”, disse.

“Mais uma vez nós temos São José do Belmonte como um dos primeiros municípios a iniciar a vacinação do idoso. É importante que cuidemos deles; estão muito indefesos, isolados em casa. Precisam viver um pouco mais, respirar, rever seus familiares. Isso muda toda a vida do idoso. Basta de sofrimento, foi um ano de muita angustia. A Prefeitura está fazendo a sua parte”, comentou a secretária de Saúde, Fabiana Gomes.

Pontos de vacinação

Os idosos acima de 85 anos podem se dirigir a Unidade Básica de Saúde mais próxima já na segunda-feira (01/02), das 08h00 às 13h00. Os idosos que não tiverem condições de se deslocar até a UBS, a equipe de saúde vai até a residência. Para isso, basta os familiares informarem ao agente de saúde da área para realizar o agendamento.