Ações de prevenção e conscientização marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo em São José do Belmonte

publicado: 28/05/2018 20h10,
última modificação: 05/06/2018 16h31

Integrantes do Programa de Combate ao Tabagismo fizeram a distribuição de material informativo sobre os impactos gerados pelo tabaco

Engajada em informar a população, a Prefeitura de São José do Belmonte realizou, neste sábado (26), uma ação de conscientização e prevenção contra o tabagismo na Praça Sá Moraes. A atividade reuniu diferentes profissionais da área da saúde, Secretaria de Saúde do Município e NASF.

A ação iniciou às 8h e seguiu até às 12h com a participação do poeta Cícero Moraes declamando seus versos “Quem fuma não está vendo que tem seus dias contados”.

Conforme a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo, Cícera Cruz, a ação contou com a distribuição de material informativo sobre os impactos gerados pelo tabaco, além de esclarecimentos. Segundo ela, muitas pessoas que pretendem parar de fumar acabam tendo muitas dúvidas, entre as quais, onde é possível fazer tratamento, como ele é feito, as principais dificuldades enfrentadas, entre outras.

Ainda de acordo com Cícera, também foram apresentadas à população, durante a ação, os malefícios causados à saúde em função dos derivados do tabaco, que acarretam prejuízos nas mesmas proporções de um cigarro normal. Conforme a coordenadora, atualmente, um terço da população mundial é fumante.

“Ações como essas nos ajudam a falar sobre o tabagismo como um problema de Saúde pública. Por ser uma droga lícita, as pessoas não percebem o tabagismo como doença e não demonstram preocupação em parar de fumar enquanto a doença não se manifesta. Mas é algo que precisa ser discutido e tratado”, comentou a secretária de Saúde, Fabiana Gomes.