São José do Belmonte abraçou o Dia “D” da vacina contra a gripe, uma mobilização que acontece simultaneamente em todo o país. Nesse sábado (04), cerca de 1.000 pessoas foram às Unidade Básicas de Saúde e na barraca montada pela Secretaria de Saúde na Praça Sá Moraes para receberem suas vacinas. A ação, que teve início às 8h e se estendeu até às 17h. A Secretaria de Sa
Acompanhando a movimentação nos postos, a secretária de Saúde de São José do Belmonte, Fabiana Gomes, reforçou a orientação para os grupos prioritários se vacinarem o quanto antes. “Quanto mais cedo as pessoas forem imunizadas, mais cedo o organismo estará protegido”, disse.
A Campanha de Vacinação vai se estender até 31 de maio. Quem perdeu a oportunidade neste sábado pode procurar os postos de segunda a sexta-feira das 08h às 17h. A meta da campanha é imunizar 90% dos grupos prioritários. Em São José do Belmonte, a estimativa é de 7 mil pessoas.
Têm direito à vacinação na rede pública:
- Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes (em qualquer idade gestacional)
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Idosos (pessoas com 60 anos ou mais)
- Povos indígenas aldeados
- Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Professores de escolas públicas e privadas
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática, diabetes, imunossupressão, obesidade, transplantados ou pessoas com trissomias)