A Prefeitura de São José do Belmonte comemora o sucesso de mais uma grande ação em prol da preservação do meio ambiente e da saúde humana no município. Os caminhões da coleta de lixo não descartam mais os resíduos sólidos em lixões dentro do território belmontense. Desde dezembro de 2018, o destino diário do lixo é um aterro sanitário adequado em Salgueiro-PE, quando o município assinou um termo de cooperação para destinação de resíduos sólidos.
A parceria com o aterro sanitário de Salgueiro foi a ignição para que São José do Belmonte iniciasse a cumprir o Plano de Resíduos Sólidos que é requisito para que os municípios cumpram a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei Nº 12.305, de 2/8/2010), implantando processos de coleta seletiva e reciclagem de lixo e possam ter acesso aos recursos da União destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.
“Só em saber que todo aquele lixo não está mais sendo despejado em nosso município é um alívio grande que temos nos nossos corações, pois tanto o meio ambiente como a saúde das pessoas agradecem”, disse o prefeito Romonilson.
O Plano de Resíduos Sólidos aponta caminhos para a resolução de problemas relacionados à destinação de lixo hospitalar, que também já está sendo coletado e incinerado por uma empresa especializada e, material orgânico e reciclável, a exemplo da implementação de programas de coleta seletiva e reciclagem de lixo e outras ações de inclusão social e educação ambiental.
“Esta parceria com o aterro sanitário de Salgueiro é um grande avanço para o povo de São José do Belmonte e exemplo de que estamos dando continuidade à nossa missão de cuidar da nossa gente e também de nossa cidade”, destaca o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Ronnyeric Severo.
Veja também
– São José do Belmonte fecha convênio com Salgueiro para destinação e tratamento de resíduos sólidos