AGOSTO DOURADO: São José do Belmonte incentiva o aleitamento materno

E neste mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno, as unidades de Saúde de São José do Belmonte e a equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), vêm realizando ações educativas de conscientização sobre o tema. […]

Leia mais…

publicado: 21/08/2018 16h15,
última modificação: 21/08/2018 16h20

Recentemente, passamos a ter uma nova data especial no calendário: o “Agosto Douradoque, por sua vez, é um mês que fala com quase toda a população, pois é dedicado à amamentação. E a maioria das pessoas teve o leite materno como primeiro alimento.

E neste mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno, as unidades de Saúde de São José do Belmonte e a equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), vêm realizando ações educativas de conscientização sobre o tema.

As ações do Agosto Dourado já passaram pelo Bom Nome e Jatobá. No Bom Nome a palestrante foi a enfermeira Gerdânia Marins. No Jatobá, a fonoaudióloga Maria do Socorro e a fisioterapeuta Dayanne Barros, do NASF, contribuíram com esse cuidado no grupo de gestantes. A secretária Fabiana Gomes também esteve presente apoiando essa atividade educativa. Agora, a equipe segue para a UBS Cacimba Nova, dia 24.

O encerramento do Agosto Amarelo será no Ginásio Moacir Nunes de Carvalho, ao lado da Unidade Mista Leônidas Pereira de Menezes. Na ocasião, haverá palestras sobre amamentação, peça teatral e depoimentos sobre a importância do leite materno. O evento vai receber puérperas e gestantes das UBS’s das vilas Delmiro e Cohab e está previsto para iniciar às 16h00 de quinta-feira (30).

A fonoaudióloga Maria do Socorro e a fisioterapeuta Dayanne Barros, do NASF, no Jatobá.

Agosto Dourado: um mês brasileiro

Para marcar a 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da lei número 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado.

A partir daí, o oitavo mês do ano é todinho dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês.

Por que a escolha do dourado para o mês de agosto?

O dourado faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

A lei brasileira sugere que prédios públicos sejam iluminados com a cor dourada em homenagem à amamentação.

Amamentação

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros seis meses, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos. Amamentar é mais que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, benefícios no estado nutricional, na fisiologia e no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.