Testes rápidos de sífilis são realizados em São José do Belmonte

publicado: 25/04/2018 18h37,
última modificação: 29/04/2018 04h57

Durante toda a manhã desta quarta-feira (25), a Secretaria de Saúde de São José do Belmonte esteve oferecendo testes rápidos de sífilis. Os testes foram realizados durante o horário normal de funcionamento, das 8 às 12 horas.

A ação faz parte da campanha do Dia Nacional de Combate à Sífilis. O objetivo da data é aumentar o debate sobre o assunto, mobilizando a sociedade para o combate e prevenção à doença. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 12 milhões de novos casos ocorrem a cada ano no mundo.

Fabiana Gomes, secretária de Saúde, disse que esse trabalho visa conscientizar e mobilizar a sociedade da importância do diagnóstico precoce e ampliar as informações sobre a infecção estimulando a testagem e, em caso positivo realizar o tratamento adequado, com consequente redução de mortes causadas por essa infecção.

Detecção em gestantes

O diagnóstico oportuno das infecções durante o período gestacional é fundamental para a redução da transmissão de doenças para o bebê. Nesse sentido, verifica-se a necessidade em realizar os testes rápidos no pré-natal para as gestantes e seus parceiros sexuais. “A redução das taxas de transmissão da mãe para o filho, bem como a redução da mortalidade materna e infantil podem ser evitáveis frente a um diagnóstico precoce bem como o acesso oportuno destes exames”, explicou a enfermeira.

Testes rápidos para sífilis

Como funciona o teste?
É como se fosse um exame de glicemia. Por meio de uma agulha fina e indolor, é retirada uma pequena quantidade de sangue, que é colocada no orifício do aparelho.

Em quanto tempo sai o resultado?
Cerca de 20 minutos. Se o resultado for positivo, aparecem duas linhas no visor do aparelho utilizado para a coleta do sangue.

O que é feito após o resultado?
Quando a infecção é comprovada, o paciente recebe a orientação necessária e é encaminhado para um serviço de saúde especializado onde terá o acompanhamento adequado. Se for negativo, o usuário recebera orientação que reforce a importância da prevenção.

Quem deve fazer o teste?
A recomendação é que toda pessoa com vida sexual ativa realize o teste.