Romonilson participa da 1ª Assembleia da Amupe em 2019

publicado: 06/02/2019 18h23,
última modificação: 06/02/2019 18h28

O prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, participou nesta terça-feira (5), da 1ª Assembleia da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em 2019. O evento foi na sede da instituição, em Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, e contou com a presença de 100 gestores municipais do Estado.

Romonilson ressalta a importância do evento com a presença dos gestores participando das discussões municipalistas com a presença do governador Paulo Câmara e secretários do Governo, além do presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Glademir Aroldi.

Assembleia da AMUPE

Durante o encontro, os prefeitos reelegeram o presidente da Amupe, José Patriota, para comandar a instituição por mais dois anos. Também foi anunciada a liberação de R$ 5,6 milhões do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) – dinheiro que será para a construção de praças, escadarias e reformas de prédios públicos.

Além da reeleição de Patriota, também foram escolhidos os integrantes da mesa diretora da entidade. O Governador de Pernambuco, sua vice, e seu secretariado estiveram no encontro.

No evento, houve ainda uma homenagem ao centenário de nascimento de Fernando Figueira, fundador do Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (Imip), nos Coelhos, na área central da capital. O filho dele, Fernando Augusto Figueira, recebeu uma placa.

O calendário de medidas do Governo de Pernambuco para os municípios foi apresentado para os prefeitos pelo governador Paulo Câmara (PSB), na primeira assembleia da Amupe do ano de 2019. A reunião foi agendada para as 9h, na sede da Instituição, Avenida Recife, nº 6205, com a presença do secretariado estadual. A Amupe, no encontro, a nova diretoria para o biênio 2019-2021.

Durante o encontro, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, apresentou as prioridades da pauta municipalista em negociação com o Governo Federal e no Congresso, destacando ainda o evento que terá no dia 13/02 com os parlamentares. A Assembleia contou ainda, às 9h, com a palestra da climatologista Francis Lacerda, pesquisadora do Instituto Agronômico do Estado (IPA) e coordenadora de uma rede de pesquisadores nacional, financiado pelo CNPq, sobre a repercussão das mudanças climáticas e a seca no nosso Estado.