São José do Belmonte envolve agentes de saúde para identificar crianças fora da escola

publicado: 14/05/2019 17h51,
última modificação: 14/05/2019 17h51

A Prefeitura de São José do Belmonte, através das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania, reuniu os ACS’S (Agentes Comunitários de Saúde), na Câmara de Vereadores, para apresentar o programa Fora da Escola Não Pode, uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

A iniciativa de incluir os agentes de saúde nesta jornada partiu das estratégias da gestão municipal para garantir a qualidade nos serviços públicos exigida pelo Selo Unicef, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância –UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Não é aceitável, não é natural, não é possível haver criança e adolescente fora da escola. Não pode! Precisamos garantir a universalização do acesso, da permanência, da aprendizagem e da conclusão da educação na idade certa. Temos de estar empenhados em manter as crianças e os adolescentes na escola”, ressaltou o prefeito Romonilson Mariano.